O que é a notícia?
Derivada do latim “notitĭa”, uma notícia consiste num assunto desconhecido e posteriormente comunicado a uma audiência através da palavra, em momentos sociais ou casuais, ou através de meios de comunicação, como redes sociais, televisão, rádio ou jornais.
Utilizada, na sua forma bruta, desde o início da civilização e das interações sociais, o conceito de notícia evoluiu e desenvolveu-se em grande escala na comunicação social e no jornalismo.
Atualmente, a palavra notícia é um paralelo a informação, possuindo características que a descrevem como algo recente, uma novidade. Segundo o dicionário infopédia, «é uma narrativa curta, eminentemente informativa, de factos atuais com interesse geral».
Nos finais do século XIX, o jornalismo teve uma evolução radical, visto que, no início baseava-se maioritariamente na opinião do diretor do jornal. Quando se entrou na era do jornalismo industrial as notícias adotaram um cariz imparcial, com uma maior preocupação e objetividade. Desta forma, o jornalismo começou a desempenhar um papel semelhante ao de um justiceiro social, por encarregar-se de um serviço público que teria, idilicamente, o propósito de expor notícias, informando a sua audiência para o benefício publico.
Assim, a notícia consiste em informação atual de interesse público sobre o mundo, país ou região. Entre diversos temas o seu conteúdo pode ser relacionado com política, economia, problemas sociais e/ou culturais.
Dentro da esfera jornalística, cabe ao jornalista realizar a filtragem de temas e assuntos para a escolha do que encarnaria uma melhor notícia, que deve ser feita de modo exato, objetivo e sobretudo imparcial. É utilizada a técnica da “pirâmide invertida” para os textos jornalísticos, ou seja, a informação mais importante aparece logo no primeiro parágrafo e nos parágrafos seguintes surgem as restantes informações por ordem decrescente de importância.
O conteúdo duma notícia deve responder às seguintes questões, “o quê?”, “quando?”, “quem?”, “onde?”, “porquê?”, “para quê?” e “como?”. Uma das principais características da notícia enquanto gênero jornalístico é a veracidade dos assuntos, a objetividade, a brevidade e a atualidade. Nos dias atuais, vários acontecimentos podem ser considerados dignos de notícia, como por exemplo, o casamento ou o divórcio de um casal famoso, que é normalmente reconhecido como uma curiosidade, fazendo parte do subgénero, jornalismo de entretenimento. Devido à comunicação de rede, mais especificamente às redes sociais, o público tem mais rapidez e uma maior facilidade no acesso à informação, havendo uma evolução significativa quando comparada ao fim do século, quando as notícias eram dadas através de jornais impressos ou televisão. As redes sociais acabam por ser um meio de transmissão das informações, inclusive diversos canais televisivos ou radiofónicos, e jornais, utilizam estes meios para transmitir notícias mais rapidamente.
Recursos:
Redigir uma notícia. JN. (2022). Retrieved 9 March 2022. Disponível em, https://www.jn.pt/artes/dossiers/portugues-atual/redigir-uma-noticia-4346660.html.
Porto Editora – notícia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/$noticia
Sara Oliveira e Sara Abreu
Comentários
Enviar um comentário